9º ANO - AULA 02 | JOGOS VIRTUAIS
Regime Especial de Atividades
Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA: 9º Ano – Ensino Fundamental II
PERÍODO: 18 à 22/05
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Matemática, História, Geografia.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Nadson Vasconcelos
TEMA NORTEADOR: Jogos Virtuais
LABORATÓRIO: Laboratório de Desenvolvimento de Ideias Inovadoras
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Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
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ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2 horas
ATIVIDADE INICIAL: Assista o vídeo com atenção:
PERÍODO: 18 à 22/05
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Matemática, História, Geografia.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Nadson Vasconcelos
TEMA NORTEADOR: Jogos Virtuais
LABORATÓRIO: Laboratório de Desenvolvimento de Ideias Inovadoras
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Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
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ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2 horas
ATIVIDADE INICIAL: Assista o vídeo com atenção:
ATIVIDADE PRINCIPAL: Com base no que assistiu no vídeo, responda os
questionamentos:
1. Como surgiram os jogos virtuais?
1. Como surgiram os jogos virtuais?
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 50 minutos
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
A história
dos jogos digitais teve
início quando os acadêmicos começaram a projetar jogos simples, simuladores e programas de inteligência
artificial, como parte de suas pesquisas em ciência da
computação. Somente a partir das décadas de 1970 e 1980 é que os jogos
eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcade, console de
jogos eletrônicos e jogos de
computador foram introduzidos ao público em geral. Desde
então, os jogos eletrônicos tornaram-se uma forma popular de entretenimento e uma
parte da cultura moderna em
diversas regiões do mundo.
VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS),
incluiu o vício em games na Classificação Internacional de Doenças, a CID. Por
mais que seja divertido, jogar videogames demais e com uma fixação exacerbada
pode trazer sérias consequências para a saúde. Apesar de não se saberem
exatamente quais as causas do vício em games, é possível identificar alguns
problemas:
Dificuldade
de autocontrole; impulsividade; timidez excessiva; baixa autoestima;
transtornos mentais, como depressão e ansiedade; isolamento social; falta de
limites quanto ao uso dos games; bullying; e pressão excessiva na escola ou
trabalho.
BENEFÍCIOS DOS JOGOS VIRTUAIS
Melhora a relação social: Limitando o tempo do uso de videogames, os jogos podem
ser utilizados para proporcionar um momento de convívio entre os amigos e
familiares. Quando jogados online, os games estimulam
o contato com outras pessoas.
Exercício Físico: A criação dos controles com sensor de movimento
permitiu que alguns jogos interativos como lutas, boliche e dança, despertassem
o interesse das crianças e adolescentes em relação aos esportes.
Cérebro: Há
diferentes jogos virtuais que melhoram a atenção e a memória, exercitando
adequadamente áreas específicas do cérebro. De modo geral, os videogames podem
melhorar as funções cognitivas, memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico
e visão espacial.
1. Como ocorreu a evolução dos jogos eletrônicos?
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2. Quais os problemas provocados
pelo vício em jogos eletrônicos?
3. Aborde os benefícios dos jogos virtuais?
1)os jogos digitais teve início quando os acadêmico começaram a à projeta os jogos simples simuladores programadas de inteligência artificial como parte de suas pesquisas em ciências da computação na década de 1970 e 1980 2) dificuldade de alto controle imposividade timidez baixa altoestima transtornos mentais como deprêçao e ansiedade isolamento social falta de limites quanto ao uso de games bullying preçao excessiva 3) limitando o tempo de uso de video game os jogos podem ser utilizados providencia um momento entre amigos e familiares quando jogos online os games estimula contanto com outras pessoas 4)limitando o tempo de uso Isabelly 9A
ResponderExcluirVitória gabrielle 9anoA
ResponderExcluir1(muito a acreditam que os primeiros registros surgiram na década de 1950 Tennis for Two, desenvolvido no ano de 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham, é considerado um dos jogos eletrônicos pioneiros no mundo dos games.
2(problema com sono , atos impulsivos , ansiedade e depressão requer atenção
3(atenção e a memória de modo geral
4( usando os jogos de modo adequado
Atividade principal
ResponderExcluir1)os primeiros jogos on-line comerciais começaram a aparecer em 1989 e eram jogados via ligação direta local ou direta internacional
Atividade de avaliação
1)teve início quando os acadêmicos começaram a fazer jogos simples, simuladores e programas de inteligência artificial como parte de suas pesquisas em ciências de computação
2) timidez, baixa autoestima, transtornos mentais, bullying, isolamento social
3) melhorar a relação social: quando jogados online,os games estimulam o contato com outras pessoas
Exercícios físicos:a criação dos controles com sensor de movimento
Cérebro: atenção, memória,linguagem, raciocínio lógico e visão especial
4) só não jogar jogos online na minha opinião
Eduardo Airton 9 ano A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirnome:victor Matheus da silva ramos
ResponderExcluirturma:9°A
1. Os games nem sempre foram interativos e realistas como são agora. Para saber disso, basta conhecer os primeiros jogos que se popularizaram nas décadas de 70 e 80. O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico da história, é um bom exemplo de como eram os jogos da época.
2. O uso exagerado de quaisquer uma dessas opções, todavia, associado a sintomas como agressividade, problemas com sono, atos impulsivos, ansiedade e depressão requer atenção.
3. são eles Agilidade no raciocínio, aumento na Criatividade controle cognitivo, fora que ajudam pessoa com problemas na vida a tirar o estresse diário, diminuir a agressividade, isso se jogado com moderação.
4. Na minha opinião, os jogos são uma maneira muito boa para se divertir no nosso dia à dia, jogos com ligações entra amigos, jogos on-line são maravilhosos, e com as pessoas certas nos fazem encontrar irmãos que jamais esqueceremos, irmãos de verdade, os jogos mudaram minha vida, e jamais saberei como explicar ou expressar em palavras o que esse mundo incrível pode fazer de bom na vida de uma pessoa, se ela mesmo não entrar nesse mundo e ver com os próprios olhos jamais saberá!
Alicia Vitória-9°A
ResponderExcluir1-Diferentemente do "Tennis for Two", inventado em 1958, o SpaceWar! foi realmente inventado para ser jogado. Assim, é considerado o primeiro jogo interativo de computador, tendo inspirado os futuros vídeo games.
2-ansiedade, depressão, vício e isolamento.
3-Agilidade no raciocínio, criatividade e Menos agressividade.
4° jogos são divertidos, mas tem q dá um tempo.
Gerdson martins 9°A
ResponderExcluirAtividade principal
1)eles vinheram da evolução dos jogos eletronicos que vem se atualizando até hoje e os jogos virtuais támbem
Atividade complementar
1)começou com o jogo tonnes for two assim foi o inicio com o passar do tempo foram criando muitos e outros jogos do tipo domestico,o de computador,o de celular,jogos virtuais e etc
2)eles ficam muito tempo olhando pra tela sem perceber se está com fome ou não não querem fazer outra coisas e nem sair de casa e tambem as vezes ficam com transtornos mentais
3)limimitando o tempo do uso de video games os jogos podem ser utilizados para proporcionar momento de convivio entre os amigos e familiares
4)eles tem que ter um tempo reservado pra jogar e ter um tempo pra parar e fazer outras coisas alem de jogar e se divertir com os amigos
nome:raissa Macário
ResponderExcluirSérie:9°A
1.os primeiros registros dos jogos elétricos surgiram na década de 1950
Tennis for two desenvolvido no ano de 1958
2.problemas com ansiedade,sono,transtornos mentais,etc
3.agilidade no raciocínio,criatividade,etc
4.tem hora para tudo,é só reservar um tempo para jogar,e usar os jogos de modo adequado
Você tem que ter limites dos jogos games um yemtempindo de 30
ResponderExcluirEu não jogo, jogos virtuais entt não conheço
ResponderExcluirRayssa Martins , 9°A
ResponderExcluirAtividade principal
1: os primeiros jogos online comerciascomeçaram a aparecer em 1989 eram jogos via ligação direta local ou internacionais. Os jogadores conectaram entre si ligando para casa ou seus "adversários" atrás de modem dos seus computadores e a linha telefônica comercional.
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1°- muitos acreditam que os primeiros registros dos jogos eletrônicos surgiram na década de 1950 ...
Tennis for two , desenvolvimento no ano de 1958 pelo físico nuclear norte-americano William biginbotham, é considerado um dos jogos eletrônicos pioneiros no mundo dos games
2° jogos eletrônicos é o aumento de irritabilidade deixando que o jogador fique agressivo.
3°. são eles Agilidade no raciocínio, aumento na Criatividade controle cognitivo, fora que ajudam pessoa com problemas na vida a tirar o estresse diário, diminuir a agressividade, isso se jogado com moderação.
4° Que é bom reserva um tempo pra jogar
Nome: Hermes dade "9"A
ResponderExcluir1: Eles vieram da evolução dos jogos eletrônicos e vence atualizado até hoje e os jogos virtuais também.
1: muitos acham que os primeiros registros dos Jogos Eletrônicos surgiram na década de 1950.
2: sonus, depressão, ansiedade, foco nos estudos e etc.
3: atenção a memória em modo geral.
4: usando os jogos de modo organizado e adequado.
Érica Andrielly
ResponderExcluir9 ano A
Atividade
1.Os jogos evoluíram tanto desde quando foram inventados,e esta evolução não segue uma linha reta ja que há vários fatores externos.
2.Dificuldade de autocontrole,timidez,transtornos mentais,isolamento social,bullying,baixa autoestima.
3.Melhora a relação social,melhoram a atenção e a memória.
4.Jogando adequadamente, com cuidado.
ResponderExcluir1-Diferentemente do "Tennis for Two", inventado em 1958, o SpaceWar! foi realmente inventado para ser jogado. Assim, é considerado o primeiro jogo interativo de computador, tendo inspirado os futuros vídeo games.
2-ansiedade, depressão, vício e isolamento.
3-Agilidade no raciocínio, criatividade e Menos agressividade.
4° jogos são divertidos, mas tem q dá um tempo.
(Grasielle Barros,9anoB)