terça-feira, 5 de maio de 2020

2°ANO E.M - AULA 01 | INCLUSÃO SOCIAL


Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

ROTEIRO DE ESTUDOS


ETAPA: 2º Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Geografia História e Matemática.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): John Herbert
TEMA NORTEADOR: Redes Sociais
LABORATÓRIO: LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA       
 CARGA HORÁRIA:2hs
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.

Inclusão Digital

A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia.
Com o avanço da tecnologia nos tempos atuais, o mundo digital foi tomando conta do cenário mundial. Com isso, houve uma evolução do homem bem como de sua qualidade da vida, seja na vida pessoal ou profissional.
Contudo, não foram todas as pessoas do mundo que foram incluídas nessa massificação das tecnologias da informação. E, dessa maneira, não acompanharam a linguagem digital que foi tomando proporções nunca antes vistas.
Vale notar que o vocabulário do mundo dos computadores, da internet e dos vídeos, foram se expandindo. Hoje ouvimos com a maior naturalidade palavras como: “logar”, “chat”, “navegar na internet”, “website”, dentre tantas outras que fomos incorporando ao vocabulário.

Autora: Daniela Diana
                
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 10 min.
_____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE PRINCIPAL: Responda as questões.

01. Explique o que é inclusão digital?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Quais são os requisitos básicos para que acorra a inclusão digital?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Qual é a importância da inclusão digital?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


04.[UEMA]A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.

Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
[…]
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
A) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
B) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
C) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
D) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
E) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h.
_____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: assista o vídeo e responda as questões.



01. Leia o texto a seguir:
O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.
(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)

Com a proposta acima pode-se concluir que:
A) o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
B) a preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
C) o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
D) o acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
E) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.

02. O que são as TICs?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Quais são as categorias da exclusão digital? Explique cada uma delas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Você vive uma inclusão ou exclusão digital? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 50min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário