terça-feira, 5 de maio de 2020

1°ANO E.M - AULA 01 | REDES SOCIAIS


Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

ROTEIRO DE ESTUDOS


ETAPA: 1º Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Geografia História e Matemática.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): John Herbert
TEMA NORTEADOR: Redes Sociais
LABORATÓRIO: LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA       
 CARGA HORÁRIA:2hs
____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo.

                
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 10 min.
____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE PRINCIPAL: Realize a leitura do texto Redes sociais.

Redes Sociais
As redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.
Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.
Para que servem as redes sociais?


As redes sociais promovem a interação entre as pessoas
Há vários tipos de redes sociais, cada um com um objetivo diferente e públicos específicos.
A grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:
·         Estabelecer contatos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
·         Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou preencher vagas.
·         Compartilhar e buscar imagens e vídeos.
·         Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.
·         Divulgar produtos e serviços para compra e venda.
·         Jogar, entre outros.

Exemplos de redes sociais
Há dezenas de redes sociais. Destacamos no quadro abaixo as mais conhecidas.
Rede social
Característica
Facebook
Interação e expansão de contatos.
YouTube
Compartilhamento de vídeos.
WhatsApp
Envio de mensagens instantâneas e chamadas de voz.
Instagram
Compartilhamento de fotos e vídeos.
Twitter
Compartilhamento de pequenas publicações, as quais são conhecidas como “tweets”.
Pinterest
Compartilhamento de ideias de temas variados.
Skype
Chamada de voz e vídeo.
LinkedIn
Interação e expansão de contatos profissionais.
Badoo
Relacionamentos amorosos.
Snapchat
Compartilhamento de vídeos curtos, tendo cada um o máximo de 10 segundos.
Messenger
Envio de mensagens instantâneas.
Flickr
Compartilhamento de imagens.
Tumbrl
Compartilhamento de pequenas publicações, semelhante ao Twitter.

O uso das redes sociais no Brasil





Número de usuários nas redes sociais mais populares no Brasil no ano de 2018

Utilizar as redes sociais é cada vez mais uma prática entre as pessoas. O Brasil é conhecido por ser um dos que possui mais usuários em várias redes sociais.
Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, inclusive por empresas que aproveitam para realizar estratégias de publicidade e marketing. Isso acontece devido ao grande alcance de usuários que a rede apresenta.
WhatsApp é considerado hoje um dos principais aplicativos destinados à comunicação e troca de mensagens e, assim como o Facebook, vem sendo utilizado para interação entre empresa e cliente. No mundo todo esta rede social já conta mais de 1,2 bilhões de usuários.
YouTube é uma plataforma de vídeos em que o usuário pode fazer comentários e interagir com outras pessoas, por isso também é considerada uma rede social. Tem um alcance muito alto de pessoas, pois permite assistir vídeos de música, aulas, acompanhar programas e diversas outras atividades.
Instagram vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Apresentando diferentes recursos que permitem interação e diversão aos usuários, esta rede foi citada como a rede preferida pelos usuários.
Twitter foi uma rede social inovadora que teve um sucesso muito grande. Com o surgimento de outras redes sociais, e formato de interação, ele perdeu muitos usuários.
LinkedIn é a maior rede social com foco profissional, onde os usuários podem publicar informações relacionadas ao mercado de trabalho, oportunidades de emprego, divulgação de serviços e, principalmente networking.
Pinterest é uma rede social que publica conteúdo visual, independente do ramo, podendo ser de moda, arte, culinária, arquitetura, dentre outros.
Vantagens e Desvantagens das redes sociais
Existem várias vantagens em fazer parte de redes sociais e é principalmente por isso que elas tiveram um crescimento tão significativo ao longo do anos. Porém, é importante ficar atento aos perigos que ela pode oferecer.
Veja no quadro a seguir as principais vantagens e desvantagens das redes sociais.
Vantagens
Desvantagens
Aproxima as pessoas que vivem em locais diferentes, pois é uma maneira fácil de manter as relações e o contato.
Falta de privacidade.
Possibilita a interação em tempo real.
Exige cuidado na divulgação de certos pormenores da vida de cada um.
Facilita a relação com quem está mais perto, permitindo manter uma relação de proximidade sem se encontrar fisicamente.
Crianças e adolescentes divulgam informações sobre a escola e locais que frequentam.
Oferece uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Pode causar dependência, pois em alguns casos as pessoas não conseguem se "desligar" das redes sociais, deixando coisas importantes por fazer.
Permite avisar sobre um acontecimento, a preparação de uma manifestação ou a mobilização de um grupo para um protesto.
Criação de perfil falso para postar comentários racistas, preconceituosos e racistas.
Facilita a organização de eventos, enviando convites e solicitando a confirmação de presença.
Facilidade de divulgação de notícias, fatos e imagens sem a verificação da fonte, podendo ser "fake news".

Origem e história das redes sociais
As redes sociais são fruto do avanço da internet, cujo boom aconteceu no início do milênio. Veja no quadro abaixo como esse percurso aconteceu.
Ano
Acontecimento
1994
Foi lançado o GeoCities, a primeira comunidade que se assemelha a uma rede social. O GeoCities que, no entanto, não existe mais, orientava as pessoas para que elas próprias criassem suas páginas na internet.
1995
Surgiu o The Globe, que dava aos internautas a oportunidade de interagir com um grupo de pessoas. Ainda nesse ano também surgiu uma plataforma que permitia a interação com antigos colegas da escola, o Classmates.
2000
Surgiu o Fotolog, uma plataforma que, desta vez, tinha como foco a publicação de fotografias.
2002
Surgiu o que é considerada a primeira verdadeira rede social, o Friendster. No mesmo ano foi lançado o LinkedIn, a maior rede social de caráter profissional do mundo.
2004
Foram criadas as redes sociais mais populares, o Orkut, o Flickr e o Facebook.
Flickr é uma rede social voltada para aqueles que gostam de compartilhar fotografias.
Orkut foi o mais popular dentre os brasileiros durante aproximadamente 7 anos, quando perdeu esse título para o Facebook em 2011.
Facebook é atualmente a rede social mais popular no mundo.
2006
Ano de criação do Twitter, um microblog que se popularizou por permitir publicações com limite de 140 caracteres.
2010
Foi neste ano que o aplicativo Instagram foi considerado uma rede social, pois permitia que os usuários curtissem e comentassem as fotos postadas.
2011
Foi criado o Google+, pertencente aos serviços da Google e que vinculava seus usuários a este rede. Ele não se popularizou e suas atividades foram encerradas no final de 2018.
Também foi neste ano que surgiu o Snapchat, um aplicativo que permite aos usuários tirar fotos e gravar vídeos de forma personalizada, inserindo textos e desenhos. A principal característica desta rede social é que seus vídeos têm um limite de 10 segundos.

Autora: Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

 
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 30 min.
____________________________________________________________________________________

Ø  ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Responda o exercício disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXmghVUfhaL6BPfik4-E94zUHU7neHgoqcvKx23OJ33VzTdA/viewform?usp=sf_link

01. A Charge faz uma crítica

A) ao uso das redes sociais por parte dos membros da igreja.
B) aos pecados cometidos pelos fiéis de uma igreja.
C) à grande exposição da vida privada nas redes sociais.
D) à maneira com que o padre respondeu ao fiel
E) às pessoas que pecam e pedem perdão em seguida.

02. Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. Mas afinal, o que são redes sociais? *

A) espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.
B) são espaços virtuais onde apenas grupos de empresas se relacionam através do envio de mensagens.
C) espaços virtuais onde apenas grupos de pessoas compartilham conteúdos.
D) é um grupo de empresas que apresentam como única finalidade o compartilhamento de vídeos.
E) empresas multinacionais que exculsivamente trabalham com marketing empresarial.
03. Existem várias vantagens em fazer parte de redes sociais e é principalmente por isso que elas tiveram um crescimento tão significativo ao longo do anos. Porém, é importante ficar atento aos perigos que ela pode oferecer. Um aspecto negativo das redes sociais é: *

A) Possibilita a interação em tempo real.
B) Facilidade de divulgação de notícias, fatos e imagens sem a verificação da fonte, podendo ser "fake news".
C) Tem uma baixa capacidade de comunicar algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo
D) Permite avisar sobre um acontecimento
E) Facilita a organização de eventos, enviando convites e solicitando a confirmação de presença.
04. São as redes socias mais utilizadas no Brasil e no Mundo? *
A) Facebook, Youtube e Whatsapp
B) Instagram, Twitter e Linkedln
C) WeChat, QQ e Skype
D) Snapchat, Viber e LINE
E) Youtube, LINE e Instagram

O5. "Ultimamente, temos passado mais tempo no convívio social cibernético do que no convívio social pessoal. Aqui adivinhamos emoções, não há toque, não há olhares silenciosos cheios de significados, não há presença, não há corpo. Há apenas o teclado, o mouse, a tela, o curtir, o compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir, bloquear, responder, perguntar."
ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS. 





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h e 20min.










2 comentários:

  1. RESPOSTAS DA CHARGE
    1.C
    2.A
    3.B
    4.A
    5. ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS.
    R:positivos:
    1- ajudam a manter os relacionamentos,mesmo à distância
    2- suscitam o sentimento de ´´fazer parte`` de um contexto ou relação
    negativos:
    1- sensação de solidão
    2-perda de tempo sem perceber

    Eduarda Cristina Silva Do Nascimento do 1°ano C

    ResponderExcluir
  2. Respostas:
    1-C
    2-A
    3-B
    4-A
    5-ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS.
    Positivo-mesmo na distância conseguimos se comunicar com amigos e familiares.
    Negativo- acontece muito a distração digital,principalmente nas aulas online.Notificações "desnecessária" que faz acontecer isso.
    Adryelle Raysa
    1° ano A

    ResponderExcluir