Regime Especial de
Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA: 1º Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES
ENVOLVIDOS: Ciências, Geografia História e Matemática.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
John Herbert
TEMA NORTEADOR: Redes Sociais
LABORATÓRIO: LABORATÓRIO DE
DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo
orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não
presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades
propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos
programados. Faça todas as anotações no
seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA
SEMANA
CARGA HORÁRIA:2hs
____________________________________________________________________________________
Ø ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo.
TEMPO ESTIMADO PARA
REALIZAÇÃO: 10 min.
____________________________________________________________________________________
Ø ATIVIDADE
PRINCIPAL: Realize a leitura do texto Redes sociais.
Redes Sociais
As redes sociais são espaços
virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de
mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.
Atualmente existem diferentes redes
sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.
Para que servem as redes
sociais?
As redes sociais promovem a interação entre as pessoas
Há
vários tipos de redes sociais, cada um com um objetivo diferente e públicos
específicos.
A
grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:
·
Estabelecer contatos
pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
·
Realizar networking, ou
seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou
preencher vagas.
·
Compartilhar e
buscar imagens e vídeos.
·
Compartilhar e
buscar informações sobre temas variados.
·
Divulgar produtos e
serviços para compra e venda.
·
Jogar, entre outros.
Exemplos de redes sociais
Há
dezenas de redes sociais. Destacamos no quadro abaixo as mais conhecidas.
Rede
social
|
Característica
|
Facebook
|
Interação
e expansão de contatos.
|
YouTube
|
Compartilhamento
de vídeos.
|
WhatsApp
|
Envio
de mensagens instantâneas e chamadas de voz.
|
Instagram
|
Compartilhamento
de fotos e vídeos.
|
Twitter
|
Compartilhamento
de pequenas publicações, as quais são conhecidas como “tweets”.
|
Pinterest
|
Compartilhamento
de ideias de temas variados.
|
Skype
|
Chamada
de voz e vídeo.
|
LinkedIn
|
Interação
e expansão de contatos profissionais.
|
Badoo
|
Relacionamentos
amorosos.
|
Snapchat
|
Compartilhamento
de vídeos curtos, tendo cada um o máximo de 10 segundos.
|
Messenger
|
Envio
de mensagens instantâneas.
|
Flickr
|
Compartilhamento
de imagens.
|
Tumbrl
|
Compartilhamento
de pequenas publicações, semelhante ao Twitter.
|
O uso das redes sociais no Brasil
Número de usuários nas redes sociais mais populares no
Brasil no ano de 2018
Utilizar
as redes sociais é cada vez mais uma prática entre as pessoas. O Brasil é
conhecido por ser um dos que possui mais usuários em várias redes sociais.
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil,
inclusive por empresas que aproveitam para realizar estratégias de publicidade
e marketing. Isso acontece devido ao grande alcance de usuários que a rede
apresenta.
O WhatsApp é considerado hoje um dos principais
aplicativos destinados à comunicação e troca de mensagens e, assim como o
Facebook, vem sendo utilizado para interação entre empresa e cliente. No mundo
todo esta rede social já conta mais de 1,2 bilhões de usuários.
O YouTube é uma plataforma de vídeos em que o usuário
pode fazer comentários e interagir com outras pessoas, por isso também é
considerada uma rede social. Tem um alcance muito alto de pessoas, pois permite
assistir vídeos de música, aulas, acompanhar programas e diversas outras
atividades.
O Instagram vem se tornando cada vez mais popular no
Brasil. Apresentando diferentes recursos que permitem interação e diversão aos
usuários, esta rede foi citada como a rede preferida pelos usuários.
O Twitter foi uma rede social inovadora que teve um
sucesso muito grande. Com o surgimento de outras redes sociais, e formato de
interação, ele perdeu muitos usuários.
O LinkedIn é a maior rede social com foco profissional,
onde os usuários podem publicar informações relacionadas ao mercado de
trabalho, oportunidades de emprego, divulgação de serviços e,
principalmente networking.
O Pinterest é uma rede social que publica conteúdo
visual, independente do ramo, podendo ser de moda, arte, culinária,
arquitetura, dentre outros.
Vantagens
e Desvantagens das redes sociais
Existem
várias vantagens em fazer parte de redes sociais e é principalmente por isso
que elas tiveram um crescimento tão significativo ao longo do anos. Porém, é
importante ficar atento aos perigos que ela pode oferecer.
Veja
no quadro a seguir as principais vantagens e desvantagens das redes sociais.
Vantagens
|
Desvantagens
|
Aproxima
as pessoas que vivem em locais diferentes, pois é uma maneira fácil de manter
as relações e o contato.
|
Falta
de privacidade.
|
Possibilita
a interação em tempo real.
|
Exige
cuidado na divulgação de certos pormenores da vida de cada um.
|
Facilita
a relação com quem está mais perto, permitindo manter uma relação de
proximidade sem se encontrar fisicamente.
|
Crianças
e adolescentes divulgam informações sobre a escola e locais que frequentam.
|
Oferece
uma forma rápida e eficaz de comunicar algo para um grande número de pessoas
ao mesmo tempo.
|
Pode
causar dependência, pois em alguns casos as pessoas não conseguem se
"desligar" das redes sociais, deixando coisas importantes por
fazer.
|
Permite
avisar sobre um acontecimento, a preparação de uma manifestação ou a
mobilização de um grupo para um protesto.
|
Criação
de perfil falso para postar comentários racistas, preconceituosos e racistas.
|
Facilita
a organização de eventos, enviando convites e solicitando a confirmação de
presença.
|
Facilidade
de divulgação de notícias, fatos e imagens sem a verificação da fonte,
podendo ser "fake news".
|
Origem e história das redes sociais
As
redes sociais são fruto do avanço da internet, cujo boom aconteceu
no início do milênio. Veja no quadro abaixo como esse percurso aconteceu.
Ano
|
Acontecimento
|
1994
|
Foi
lançado o GeoCities, a primeira comunidade que se assemelha a uma
rede social. O GeoCities que, no entanto, não existe mais,
orientava as pessoas para que elas próprias criassem suas páginas na
internet.
|
1995
|
Surgiu
o The Globe, que dava aos internautas a oportunidade de interagir
com um grupo de pessoas. Ainda nesse ano também surgiu uma plataforma que
permitia a interação com antigos colegas da escola, o Classmates.
|
2000
|
Surgiu
o Fotolog, uma plataforma que, desta vez, tinha como foco a
publicação de fotografias.
|
2002
|
Surgiu
o que é considerada a primeira verdadeira rede social, o Friendster.
No mesmo ano foi lançado o LinkedIn, a maior rede social de
caráter profissional do mundo.
|
2004
|
Foram
criadas as redes sociais mais populares, o Orkut, o Flickr e
o Facebook.
O Flickr é
uma rede social voltada para aqueles que gostam de compartilhar fotografias.
O Orkut foi
o mais popular dentre os brasileiros durante aproximadamente 7 anos, quando
perdeu esse título para o Facebook em 2011.
O Facebook é
atualmente a rede social mais popular no mundo.
|
2006
|
Ano
de criação do Twitter, um microblog que se popularizou por permitir
publicações com limite de 140 caracteres.
|
2010
|
Foi
neste ano que o aplicativo Instagram foi considerado uma
rede social, pois permitia que os usuários curtissem e comentassem as fotos
postadas.
|
2011
|
Foi
criado o Google+, pertencente aos serviços da Google e que
vinculava seus usuários a este rede. Ele não se popularizou e suas atividades
foram encerradas no final de 2018.
Também
foi neste ano que surgiu o Snapchat, um aplicativo que permite
aos usuários tirar fotos e gravar vídeos de forma personalizada, inserindo
textos e desenhos. A principal característica desta rede social é que seus
vídeos têm um limite de 10 segundos.
|
Autora: Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do
Conhecimento
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 30 min.
____________________________________________________________________________________
Ø ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Responda o exercício disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXmghVUfhaL6BPfik4-E94zUHU7neHgoqcvKx23OJ33VzTdA/viewform?usp=sf_link
01. A Charge faz uma crítica
A) ao uso das redes sociais por parte dos
membros da igreja.
B) aos pecados cometidos pelos fiéis de uma
igreja.
C) à grande exposição da vida privada nas
redes sociais.
D) à maneira com que o padre respondeu ao
fiel
E) às pessoas que pecam e pedem perdão em
seguida.
02. Atualmente existem diferentes redes
sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. Mas afinal, o
que são redes sociais? *
A) espaços virtuais onde grupos de pessoas
ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de
conteúdos, entre outros.
B) são espaços virtuais onde apenas grupos
de empresas se relacionam através do envio de mensagens.
C) espaços virtuais onde apenas grupos de
pessoas compartilham conteúdos.
D) é um grupo de empresas que apresentam
como única finalidade o compartilhamento de vídeos.
E) empresas multinacionais que exculsivamente
trabalham com marketing empresarial.
03. Existem várias vantagens em fazer parte
de redes sociais e é principalmente por isso que elas tiveram um crescimento
tão significativo ao longo do anos. Porém, é importante ficar atento aos
perigos que ela pode oferecer. Um aspecto negativo das redes sociais é: *
A) Possibilita a interação em tempo real.
B) Facilidade de divulgação de notícias,
fatos e imagens sem a verificação da fonte, podendo ser "fake news".
C) Tem uma baixa capacidade de comunicar
algo para um grande número de pessoas ao mesmo tempo
D) Permite avisar sobre um acontecimento
E) Facilita a organização de eventos,
enviando convites e solicitando a confirmação de presença.
04. São as redes socias mais utilizadas no
Brasil e no Mundo? *
A) Facebook,
Youtube e Whatsapp
B) Instagram,
Twitter e Linkedln
C) WeChat, QQ e
Skype
D) Snapchat, Viber e LINE
E) Youtube, LINE e Instagram
O5. "Ultimamente, temos passado mais
tempo no convívio social cibernético do que no convívio social pessoal. Aqui
adivinhamos emoções, não há toque, não há olhares silenciosos cheios de
significados, não há presença, não há corpo. Há apenas o teclado, o mouse, a
tela, o curtir, o compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir,
bloquear, responder, perguntar."
ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO
POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h
e 20min.
RESPOSTAS DA CHARGE
ResponderExcluir1.C
2.A
3.B
4.A
5. ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS.
R:positivos:
1- ajudam a manter os relacionamentos,mesmo à distância
2- suscitam o sentimento de ´´fazer parte`` de um contexto ou relação
negativos:
1- sensação de solidão
2-perda de tempo sem perceber
Eduarda Cristina Silva Do Nascimento do 1°ano C
Respostas:
ResponderExcluir1-C
2-A
3-B
4-A
5-ELABORE UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE UM ASPECTO POSITIVO E UM ASPECTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS.
Positivo-mesmo na distância conseguimos se comunicar com amigos e familiares.
Negativo- acontece muito a distração digital,principalmente nas aulas online.Notificações "desnecessária" que faz acontecer isso.
Adryelle Raysa
1° ano A