terça-feira, 30 de junho de 2020

2ª SÉRIE-ENS.MÉDIO | USO DAS TECNOLOGIAS - ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA


Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

 

ROTEIRO DE ESTUDOS 

ETAPA: 2º Série – Ensino Médio

PERÍODO: 29/06 a 03/07

 

COMPONENTES CURRICULARES

ENVOLVIDOS: Ciências, Geografia, História e Matemática.

 

DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Allan Gomes Sueza

TEMA NORTEADOR: Uso das tecnologias  

LABORATÓRIO: Laboratório de Ideias Inovadoras

Caro estudante,

 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA

CARGA HORÁRIA: 3hr

 ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):  Assista ao vídeo com atenção

 Evolução das tecnologias na educação

https://www.youtube.com/watch?v=tcLLTsP3wlo

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 4 min

ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o texto com atenção 

USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Você sabia que o avanço tecnológico possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula? Confira!

A inovação tecnológica está presente no cotidiano de alunos e professores, proporcionando o uso de modernos recurso didáticos na escola, e com isso promovendo melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser vista sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar o seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.

No entanto, o professor não deve entender as novas tecnologias de ensino apenas como recurso didático inovador, o que tornaria as novas ferramentas uma metodologia  "neotradicional" de ensino, pois utilizar com tais ferramentas a mesma metodologia tradicional de ensino significa retroceder, didaticamente, aos avanços da modernidade.

Diante de tudo isso, é inegável reconhecer a importância das inovações tecnológicas no contexto educacional e, principalmente, no cotidiano de alunos e professores. Isso se deve a utilização das ferramentas tecnológicas na forma de recursos didáticos na sala de aula, favorecendo o processo de ensino aprendizagem nos diversos setores da educação. Portanto, a tecnologia no ensino propicia para alunos e professores, uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais.

Fonte: Brasil Escola

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 min

 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Leia o texto com atenção

A tecnologia na construção de recursos pedagógicos

 Desse modo, algumas tecnologias vão além do uso individual e existem para a construção de um sentido que é coletivo. É o caso dos materiais pedagógicos acessíveis, que são tecnologias produzidas pelos professores em um desenho universal, visando a aprendizagem e a participação de todos os estudantes desde o plano pedagógico. Você já deve ter ouvido falar dos materiais pedagógicos acessíveis no Portal Diversa.

Imagine construir a tecnologia que quiser. Agora, imagine desenhá-la para cumprir a finalidade pedagógica específica do seu plano de aula, no qual todas e todos podem ser incluídos nela desde a sua concepção. Esse é um dos pontos principais quando pensamos nas tecnologias em sala de aula: suas potencialidades pedagógicas.

Os materiais pedagógicos acessíveis são construídos com uma finalidade pedagógica para o ensino comum, com base no currículo. Com a ajuda de técnicos que entendem dos aparatos tecnológicos necessários, o professor pode fazer a tecnologia que melhor atende às suas finalidades pedagógicas, do seu plano de aula, mas também construindo algo que amplie o acesso ao conhecimento para todas e todos.

 

Essa concepção advinda do professor traz, não só a liberdade do desenho da tecnologia para percorrer altas expectativas de cada estudante, como também a importância do protagonismo do professor ao criar o material.

Vale lembrar também que não é uma pedagogia da tecnologia que se encerra por si só, mas uma tecnologia pensada e baseada em um currículo. As potencialidades das tecnologias para educação estão de fato na mediação que se faz delas, ao aproveitar as multifuncionalidades dessa tecnologia utilizada para um aproveitamento e potencialização real dos conteúdos e habilidades que o currículo exige. Em um próximo artigo, iremos desenvolver melhor a questão da mediação da tecnologia na sala de aula e como podemos dar luz às relações humanas.

Portanto, com esse vislumbre de algumas das diferentes tecnologias que podem estar presentes no espaço escolar, podemos refletir sobre as diferentes possibilidades que elas nos proporcionam. As possibilidades são muitas, como vimos, mas como fazer com que o uso da tecnologia em sala de aula não caia na monotomia do simples usar por usar?

Realmente, o maior desafio é que a tecnologia não caia na pura instrumentalização e, é nesse sentido, que a mediação da tecnologia deve ser algo que nós educadores devemos nos atentar cada vez mais para encontrar caminhos e possibilidades pedagógicas mais eficazes no ensino de todas, todos e cada um.

 Fonte: Diversa.org

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 min

 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Responda o questionário abaixo

 PARA ENVIAR SUA ATIVIDADE CLIQUE AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário